Drones na Construção Civil
A filmagem aérea com veículos aéreos não tripulados (VANTs) ou Drones, como são mais comumente conhecidos, é o futuro da captação de imagens aéreas, comerciais de TV, monitoramentos, campanhas de marketing , etc.
Drones agregam precisão e agilidade à construção civil! O principal atrativo dos Drones é alcançar locais onde os olhos humanos geralmente não chegam, fornecendo imagens de alta definição. Na prática, a tecnologia viabiliza mapeamentos e monitoramentos mais eficientes, com menos esforços humanos e maior segurança aos trabalhadores.
Acompanhamos sua obra do início ao fim, realizando fotos aéreas semanais, quinzenais ou mensais, mostrando todas as etapas da evolução da obra, e mostramos com detalhes todas as partes da construção.
Licitação e pré-planejamento:
Antes de iniciar o projeto, um levantamento topográfico do local é necessário para obter uma boa compreensão do ambiente no qual o projeto será realizado. Nesta etapa os mapas de MDT e MDS gerados pelo processamento de imagens com Drone ajudarão a identificar aspectos como:
– Melhores locais para construção, escavação e armazenamento de materiais;
– Pontos de drenagem;
– Mudanças na elevação.
Planejamento:
Os mesmos mapas gerados anteriormente são usados como insumo para o planejamento e desenvolvimento do projeto, tornando a criação muito mais ágil e assegurando a acurácia centimétrica necessária.
Ao usar os ortomosaicos você poderá extrair as medidas ou posicionamento reais de meio-fio, bueiros, árvores e importá-los para o seu software CAD ou GIS para enriquecer os dados existentes.
Além disso, é possível criar o planejamento do canteiro com apenas alguns cliques, usando a ferramenta de cálculo de área e medição. Os modelos 3D também permitem a análise e visualização de sombras projetadas e perspectivas / visualizações.
Execução:
Apesar de gerarem muito valor nas etapas de pré-planejamento e criação do projeto, os Drones e o processamento de imagens se tornam ainda mais necessários durante a execução da obra. É neste momento em que ele poderá te ajudar a economizar recursos.
Já pensou em uma forma mais simples e precisa de fazer a etapa de terraplanagem?
Através do voo de Drone e do processamento de imagens é possível gerar nuvens de pontos em poucos cliques, um mapa capaz de informar o posicionamento geoespacial (X, Y, Z) de milhares de pontos. Então basta integrar a nuvem de ponto com um software de fotogrametria, e assim você poderá obter medições de volume precisas e executar uma análise de corte ou preenchimento.
Assim, é possível reduzir a margem de erro na contratação da empreiteira que removerá a terra, já que os orçamentos são baseados na quantidade de terra movimentada.
Uma das maiores vantagens de gerar mapas acurados do campo de obras é a possibilidade de sobrepor os arquivos CAD com os ortomosaicos. Isso permite a comparação precisa entre a evolução da obra e o projeto. E caso qualquer diferença seja identificada, ela poderá ser rapidamente corrigida, sem prejuízos no orçamento ou atrasos no cronograma.
Monitoramento e inspeção de obras:
Antes que a obra continue evoluindo, é preciso que o trabalho seja inspecionado e avaliado pelo engenheiro responsável. E quanto mais rápido essas informações forem fornecidas e analisadas, mais rápido é possível dar continuidade a construção.
Os Drones possibilitam inspeções rápidas, assim fica muito mais fácil criar uma rotina de análise e monitoramento, gerando um registro do progresso no canteiro de obras.
Criar essa linha do tempo através da comparação de mapas permite controlar e validar tarefas com mais rapidez, economizando tempo e garantindo o cumprimento dos prazos.
Redução do retrabalho:
Quando o seu projeto atinge etapas fundamentais para a execução da obra é fundamental que você possa garantir que tudo foi feito com a maior qualidade e precisão possíveis, certo? Afinal, ela será a base para a continuação da obra, e caso erros sejam detectados todos os esforços se voltarão para resolvê-la.
Uma rotina de inspeções com Drones e dados visuais atualizados do canteiro de obras pode ajudar a identificar erros antes que eles se tornem um problema. Assim é possível evitar medidas extremas como a demolição, prevenir desperdício de materiais e tempo.
Manutenção:
Após a conclusão das obras, ainda é preciso realizar manutenções preventivas de tempos em tempos. No entanto, esse processo custa tempo, dinheiro e não traz muito valor para a operação.
Por isso, encontrar uma solução eficiente e rápida pode tornar esse processo menos oneroso, não é mesmo? E é aí que entram os drones. Com os drones você poderá inspecionar grandes ativos e áreas de difícil acesso gerando benefícios como:
– Economia;
– Segurança;
– Agilidade.