Inspeção de Lavouras e Campos
A filmagem aérea com veículos aéreos não tripulados (VANTs) ou Drones, como são mais comumente conhecidos, é o futuro da captação de imagens aéreas, comerciais de TV, monitoramentos, campanhas de marketing , etc.
O índice resistente a atmosfera da região visível (VARI) é um índice baseado na variabilidade de vigor e estresse da planta a partir da sua “quantidade” de verde, mensurado em cima do desenvolvimento de uma cultura em uma determinada área, podendo assim detectar falhas de plantio, falta de irrigação e até pragas em lavouras.
Através de fotografias tiradas pelos Drones, é possível identificar:
- Falhas no plantio;
- Locais com alta infestação de plantas daninhas;
- Ataque de pragas;
- Doenças;
- Excesso ou falha de irrigação.
Com maior grau de precisão se comparado com imagens de satélites, utilizando um Drone é possível definir com alta precisão o desenvolvimento da lavoura, presença de ervas daninhas e a umidade do solo.
Ainda são auxiliares no controle de pragas e doenças nas plantas, tanto na detecção quanto na aplicação de defensivos de forma localizada.
Os Drones estão cada dia mais sendo utilizados na agricultura. Com eles é possível realizar muitas tarefas com uma redução de tempo muito grande, reduzindo os custos em até 60%.
Com o Drone é possível realizar:
- Análise da plantação;
- Demarcação de plantio;
- Acompanhar o desenvolvimento da safra;
- Pulverização;
- Acompanhamento de pastagem;
- Encontrar focos de pragas.